NADO ARTÍSTICO

O nado artístico é um esporte híbrido que inclui conceitos da natação, da ginástica e da dança, consistindo aos nadadores (indivíduos, duetos, trios, equipes ou combos) executar uma rotina sincronizada de movimentos elaborados e dramáticos na água, acompanhada por uma música.

O esporte exige habilidades de primeira ordem na água ao exigir força, resistência, flexibilidade, benevolência, arte e o sincronismo preciso, sem mencionar o controle excepcional da respiração quando estiver de cabeça para baixo na água. Desenvolvido na década de 1900 no Canadá, é um esporte executado quase exclusivamente por mulheres, embora haja alguma participação de homens.

Extra-oficialmente, este desporto é também conhecido como "natação rítmica", "acrobacias aquáticas" e "natação sincronizada".


 

 

REGRAS

Hoje, as regras e os movimentos do nado sincronizado não mudaram muito. O desporto é dividido em categorias, em idades, e níveis, de acordo com o tempo de prática do desporto, as quais se seguem abaixo:

  • 1. Infantil A:11 e 12 anos.
  • 2. Infantil B:até 14 anos.
  • 3. Juvenil:13 a 15 anos.
  • 4. Júnior:16 a 18 anos.
  • 5. Sénior:acima dos 18 anos.


Como no Brasil o número de atletas não é muito alto, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) organizou que as atletas de último ano de uma categoria pode "pular" para a outra, possibilitando a atleta mais jovem de competir na categoria acima (propiciando amadurecimento na prática do desporto e confiança nas disputas em competições).