NATAÇÃO

A natação é uma modalidade Olímpica desde os primeiros Jogos da era moderna e desde então o exporte evoluiu muito e teve diferentes campeões e recordes alcançados.

Um dos mais notórios nadadores de sempre conquistou dezenas de medalhas recentemente, desde 2004, passando pelos jogos de Pequim em 2008 e já com algum declínio em 2012, mas mesmo assim forte, Michael Phelps dominou a natação nos mais variados estilos, impondo vários recordes e tornando-se o atleta com o maior número de medalhas dos Jogos Olímpicos desde a sua existência, e esse recorde é de longe maior do que o atleta que o detinha anteriormente.

Estilos de Natação



Bruços

Este é considerado o estilo mais antigo que existe. Ele consiste em o atleta estar com o peito virado para baixo e faz um movimento onde empurra os dois braços para a frente ao mesmo tempo e depois os abre, simultaneamente fazendo o mesmo com as pernas. Distâncias: 50m, 100m e 200m.

 

Crawl

Consiste em o nadador estas com o peito voltado para baixo e faz um movimento circular com os braços, alternando o esquerdo com o direito. As pernas fazem também um movimento sincronizado de baixo/cima alternadamente. Utilizado nas provas de Estilo Livre. Distâncias: 50m, 100m, 200m, 400m, 800m e 1500m.

Borboleta

Aqui o atleta impulsiona-se usando os dois braços em simultâneo, quase como fosse o movimento de estar a mergulhar. Os pés ficam juntos e fazem um movimento simultâneo de para baixo e para cima, parecido com a barbatana de um golfinho. Distâncias: 50m, 100m e 200m.

Provas de Estilos

Essas provas podem ser feitas individualmente ou por estafetas, na qual se utiliza todos os estilos a cada x metros e numa ordem pré-definida.

Piscina de NataÇÃo

As piscinas podem medir 2 comprimentos diferentes: 25 metros (piscina curta) ou 50 metros (piscina Olímpica). A única coisa que muda entre elas é apenas o comprimento.

A piscina deve ter 2 metros de profundidade e é dividida por raias ao longo de todo o seu comprimento, havendo uma distância entre elas de 2,5 metros representando assim a pista designada para cada nadador.

As margens laterais devem ter 50 centímetros entre o muro e a raia mais próxima.

Tem também de ter um bloco de partida para cada um dos nadadores, tendo a sua plataforma a pelo menos 50 centímetros do nível da água (até ao máximo de 70 centímetros) e a sua inclinação não pode ser superior a 10 graus.

Estas plataformas são um quadrado com 50 centímetros de lado e possuem material antiderrapante para que o nadador tenha uma partida sem problemas.

 

 

 

 

ÁRBITROS OU STAFF

A equipe de árbitros estabelecida pela Federação Internacional de Natação é um pouco extensa como vamos ver agora:

  • 1. Árbitro Geral:Responsável pelo desenvolver da corrida e tem a palavra final sobre qualquer decisão. Existem 2, um para masculinos e outro para femininos.
  • 2. Juiz de Partida:Este é o que assinala a partida com um sinal eletrónico. Aqui também existem 2, um para cada gênero.
  • 3. Juízes de Nado:Estes são 4 por corrida, 2 de cada lado da piscina e vão acompanhando os nadadores pela piscina a verificar se estes estão a nadar corretamente o estilo, sem erros ou falhas.
  • 4. Juízes de Volta:Existem 16 por corrida, cada um junto de uma das extremidades da pista do nadador (existem 8 pistas) para ver se este faz bem a viragem.
  • 5. Anotador:Este está numa sala especial a tomar conta dos resultados que mostram nos marcadores eletrónicos e as sinaléticas dos juízes.
  • 6. Juiz de corda de saída falsa:Responsável pela corda que esta situada a 15 metros da borda da piscina e que marca o local onde o nadador tem já de estar ao de cima da água. Se algum deles não cumprir este requisito na largada então a corda cai na água e é feita a largada de novo.