POLO AQUÁTICO

O polo aquático é um desporto coletivo, semelhante no princípio básico do handebol. As equipes devem tentar jogar a bola dentro da baliza adversária, defendido pelo guarda-redes, mas é praticado dentro de uma piscina.

As duas regras básicas oficiais são: a bola não pode ser segurada com as duas mãos juntas por qualquer jogador com exceção do guarda-redes, a bola não pode ser afundada por qualquer jogador quando atacado.

Diferentemente do futebol, onde não há limite de tempo, no polo aquático as equipes devem executar as suas jogadas em 30 segundos. O jogo é dividido em quatro partes de 8 minutos de tempo útil (o tempo pára sempre que a bola sai dos limites da piscina, um técnico ou capitão pede tempo, ocorre alguma falta, ou um dos árbitros assinala alguma coisa com o apito).

Entre as melhores equipes mundiais estão a Hungria, Sérvia, Montenegro, Espanha, Rússia, Itália, Croácia, entre outras. No lado feminino, temos também grande destaque para os Estados Unidos.



Sobre a Piscina



Dimensões

Para uma partida oficial de polo aquático, as balizas devem ser postas frente a frente com distâncias entre si de no mínimo 20m e no máximo 30m. A largura do campo deve ser de no mínimo 10m e no máximo 20m. O limite de campo de jogo, nas extremidades, é marcado 30cm atrás da linha de gol. No canto mais próximo do banco de reservas atrás da linha de gol, há um retângulo de cor vermelha que delimita a área de reentrada dos jogadores. É por ela que as substituições serão feitas. Quando um jogador é excluído (20 segundos) a área de exclusão é a mesma.

 

Balizas

As balizas serão feitas de postes retangulares com frente de 7,5cm de largura. As faces internas do poste deverão se distanciar em 3m (serão 3m de largura para a bola passar, fora a largura das traves em si). A face interna do poste transversal (travessão) deverá estar a 90cm da superfície da água.

Marcações

Na lateral do campo são feitas as marcações que delimitam áreas especiais do jogo:

Marcação Vermelha: Dentro desse espaço os jogadores não podem receber passes ou permanecer dentro da área por muito tempo.
Marcação Amarela: Dentro desse espaço, as faltas (simples ou graves) não podem ser cobradas directamente à baliza.
Marcações Brancas: uma colocada em cada linha de gol, para que os árbitros possam perceber mais facilmente quando a bola entra toda ou não. Coloca-se também uma marcação branca na metade da piscina.

Regras BÁSICAS

O objetivo do jogo é marcar gols. A equipe que marcar um número maior de gols vence a partida;
A bola deve ser conduzida, tocada ou manejada por qualquer parte do corpo dos jogadores de linha exceto: as duas mãos simultaneamente e/ou qualquer das mãos em que o punho esteja fechado (socar a bola);
Goleiros podem socar a bola, pegar com as duas mãos e colocar os pés no chão, desde que não estejam em posse de bola;
Cada partida é dividida em quatro tempos de oito minutos cada. Quando há empate em partidas eliminatórias, ocorre a disputa por pênaltis (cinco cobranças para cada lado);
Faltas simples: São assinaladas pelo apito do árbitro que aponta na direção da baliza que pertence à equipe que cometeu a falta. A falta simples deve ser cobrada do mesmo canto aonde a falta ocorreu ou atrás, nunca à frente. Nota: Em uma falta que ocorra fora da área de cinco metros mas que a bola fique dentro, o jogador pode pegar a bola dentro, levar para fora da área de 5m e então cobrar a falta diretamente à baliza se quiser. Desde que o remate não demore.
Faltas Graves: São assinaladas pelo apito do árbitro que aponta para o jogador que cometeu a falta e depois para a área de reentrada correspondente à equipe faltosa, indicando que este deve sair da área de jogo. As regras de cobrança da falta grave são iguais às da falta simples. O jogador excluído deverá permanecer fora de jogo por 20 segundos. O jogador que cometer três faltas graves em um único jogo não terá o direito de retornar à partida, podendo ser substituído após 20 segundos da sua terceira exclusão.

 

 

 

Faltas de Pênalti: É considerado pênalti, de modo geral, quando uma falta grave é cometida para impedir um gol provável. (nota: Provável é aquele que tem grande probabilidade de acontecer, possível é aquele que tem chances não-nulas de acontecer. Gol Provável significa um gol iminente e é interpretativo, cabendo ao árbitro decidir quando esta regra será aplicada) A todo jogador que cometer um pênalti, será assinalada na súmula uma falta grave. Este não precisará cumprir 20 segundos fora de jogo, mas cometer três pênaltis é como cometer três faltas graves;
Faltas Gravíssimas: São faltas de agressão severamente punidas. Um jogador que cometer falta gravíssima será imediatamente suspenso da partida, não podendo retornar ao jogo em momento algum. De acordo com orientações do árbitro, a falta pode ser com ou sem direito a substituição imediata. Com direito de substituição imediata, o técnico pode colocar outro jogador em campo no lugar do agressor. Sem direito a substituição a equipe do jogador faltoso ficará 4 minutos com um jogador a menos em campo e ainda concederá automaticamente um remate de penalti à equipe adversária. Sendo a falta com ou sem direito a substituição, o jogador pode e provavelmente vai, ter o seu caso levado ao órgão competente e ser julgado, podendo receber penas maiores como ficar fora de partidas próximas, campeonatos próximos e até o banimento de competições oficiais, dependendo da gravidade da agressão. Note que cometer três faltas graves não equivale a uma falta gravíssima.
Cada equipe possui 30 segundos para efetuar uma jogada, sendo esse tempo cronometrado pelos responsáveis pela partida (árbitros de mesa) e exibido em tela onde ambos os jogadores e os técnicos possam ver facilmente. Esse tempo é reiniciado sempre que uma equipe recupera a posse da bola, sempre que um arremesso à baliza é efetuado (em caso de a equipe que fez o remate recuperar a bola, este terá mais 30 segundos para fazer outra jogada) e sempre que algum jogador comete falta grave.